segunda-feira, 5 de dezembro de 2016




Sala de espera da morte
E não é só ver corpos sendo consumidos pelo fogo ao ar livre que pode surpreender o turista na Índia. Atrás da "ghat" (escadaria que leva ao Ganges) onde os corpos são cremados, há uma espécie de favela recheada de velhinhos vindos de todas as partes da Índia, muitos deles de aspecto doentio e com uma missão: esperar pela morte. É possível vê-los dentro de casebres ou sentados sobre ruelas de terra. O objetivo de cada um deles é falecer perto do Ganges, ser cremado às suas margens e ter suas cinzas jogadas no rio, para realizar o ciclo. 


Bebendo água sagrada (e poluída)
Há uma história, não comprovada, mas muito comentada no mundo dos viajantes, de que mais da metade dos turistas que visita a Índia terá problemas de intoxicação alimentar pelo menos uma vez durante a jornada. E não deve ser exagero: este repórter, que esteve no país por dois meses, ficou seriamente doente algumas vezes por lá e conheceu muita gente que passou pela mesma situação (e isso, provavelmente, por comer uma saladinha não muito bem lavada em algum restaurante). Por isso, é chocante ver fiéis bebendo as águas do Ganges durante o lindo ritual hindu realizado diariamente em Varanasi antes do amanhecer. Os hindus acreditam que as águas do Ganges purificam a alma e muitos a bebem. O problema é que a parte do Ganges que banha Varanasi é extremamente poluída, com esgoto, restos mortais humanos e até cadáveres de vacas sagradas sendo jogados no local todos os dias. "Este rio é tão sagrado que não nos faz mal", dirão muitos hindus se questionados se não têm medo de ingerir a água do Ganges


Cremação na Índia



É impossível se sentir indiferente durante uma viagem à Índia. Trata-se do tipo de país onde se aplica perfeitamente a frase "ou você ama ou você odeia". 
Neste território de aspectos extremos, tudo acontece com intensidade: desde o movimento das caóticas ruas superlotadas até os fervorosos rituais realizados diariamente, em todos os cantos, pelos fiéis das mais diferentes confissões religiosas.
E, no meio desta rotina frenética, o turista se depara com imagens que dificilmente veria em outra nação, indo de animais adorados como divindades a homens hindus que comem carne humana.
Abaixo, veja algumas razões pelas quais a Índia pode ser considerada como o país mais original do mundo. Se um dia você quiser visitar a nação asiática, prepare-se: suas caminhadas cruzarão com cenas jamais vistas na sua vida (ou em qualquer outro lugar da Terra).



 Tevapapras/Creative Commons


Cremação ao ar livre
Não é lenda: cadáveres são cremados diariamente ao ar livre às margens do rio Ganges. Os hindus acreditam que o fogo ajuda a alma a se libertar dos restos mortais dos falecidos e, ao terem suas cinzas jogadas neste curso d'água, eles aumentarão suas chances de se libertar do ciclo de reencarnações aos quais os seres vivos estariam condenados. Turistas podem se aproximar e observar o ritual de perto. A parte do Ganges que banha Varanasi, uma das mais sagradas cidades do hinduísmo, é um dos lugares mais almejados para a cremação dos hindus. Não é só na Índia, porém, que são realizadas cremações ao ar livre. Isso também acontece, por exemplo, no Nepal, que tem uma grande população hinduísta.


Viagem pelo mundo: O que você sabe sobre o Camboja ?

Viagem pelo mundo: O que você sabe sobre o Camboja ?: No Camboja encontrei muitos sorrisos, mas também muito cansaço. Eu mesma fiquei cansado. Não por causa do sol quente. Mas por existir tu...