domingo, 12 de julho de 2015

Triângulo Dourado: imperdível

Jaipur – A cinco ou seis horas de carro de Nova Delhi, encontra-se Jaipur, capital doEstado do Rajastão, é uma cidade do século XVIII, construída pelo marajá Jai Singh II. Jaipur é conhecida como a Cidade Rosa pois é toda construída com pedras nesse tom. A cidade tem um centro comercial fervilhante onde circulam carros, bicicletas, vacas sagradas, carroças e camelos. Na região alinham-se lado a lado uma infinidade de lojas de artesanato, objetos de decoração, roupas e bijuteria. O assédio ao turista é intenso. Fora do centro, possível de ir de táxi (combine o preço antes!), existem palácios e castelos de visita absolutamente imperdível.
Pushkar – Ao lado de Ajmer está Pushkar, uma encantadora aldeia em volta de um lago tido como sagrado pelos hinduístas. Uma vez por ano, na lua cheia de novembro, milhares de peregrinos vão a Pushkar para se purificar, banhando-se no lago é considerado sagrado. Pushkar não se pode comer carne e é talvez a única idade vegetariana do mundo. O grande mercado de camelos que ocorre uma vez por ano em Pushkar atrai também gente de todos os lugares do Rajastão e de outras regiões da a Índia.



Dica importante: Não é muito fácil viajar pela Índia e menos ainda guiar por lá. Se for alugar um carro alugue com motorista, o que não é caro. Em alguns lugares remotos do Rajastão a comunicação é difícil.
Jodhpur - No interiorzão do Rajastão, Jaipurma é prima provinciana de Jaipur. Mais tranquila, com um interessante mercado típico e um castelo situado numa elevação, que por si só já vale a viagem.
Udaipur – Udaipur, fundada no século XVI, é uma cidade particularmente charmosa, a mais agradável do Rajastão. Em pleno deserto de Thar, a cidade toda branca, fica às margens do lago Pichola, onde há 
Jaisalmer Bem próxima da fronteira com o Paquistão, no extremo oeste do Rajastão, sobre um platô no meio do deserto de Tahar , está Jaisalmer, uma das mais belas cidades da Índia, fundada no século XII e cercada por uma imensa muralha. A rica arquitetura de Jaisalmer, cidade parcialmente abandonada, é admirável: os prédios, feitos de pedra, têm suas fachadas totalmente esculpidas. Jaisalmer lembra as cidades medievais européias e é cortada por ruelas estreitas que desembocam em pracinhas. As construções chamadas Havelins, que foram residências de ricos mercadores nos tempos das caravanas de camelo, têm fachadas, inteiramente esculpidas. Em Jaisalmer fica também um templo jain com uma recuscada arquitetura, uma atração turística imperdível. É nessa cidade que acontece o famoso Festival da Lua Cheia, na primeira lua cheia do ano, quando Jaisalmer fica lotada.É no Rajastão, perto de Jaisalmer, todos os anos, na primeira lua cheia de janeiro, é realizado o festival de música e dança das tribos do deserto, no meio das dunas, onde se chega de camelo (estamos falando sério!).
Bikaner É outra antiga cidade do Rajastão, na Índia, foi fundada em 1488 e conserva também belas construções de pedra. Bikaner foi construída inteiramente com pedras avermelhadas ou amareladas o que lhe confere um colorido único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário